Causas e Tratamento Natural Para Calores Noturnos (Suores Noturnos)

Suores Noturnos: Existe um Tratamento Natural Para Calores Noturnos? Deitar-se para dormir, com a roupa limpa e seca e acordar, no meio da noite, completamente molhado, travesseiro, cobertores, tudo está ensopado.

Causas e Tratamento Natural Para Calores e Suores Noturnos

Essa realidade, extremamente incômoda, é comum para quem sofre com os calores noturnos, ou os chamados “suores noturnos”. Condição que tem diversas causas e pode acometer tanto homens quanto mulheres.

Neste artigo vamos dar alguma dicas para amenizar o suor noturno para que você tenha noites mais tranquilas e secas! Confira…

Você Tem Suores Noturnos? Ou Calores Noturnos?

Se você já precisou trocar a camiseta ou o lençol no meio da noite, mesmo em dias frios, saiba que não está sozinho(a)!

Eu passei anos, suando todas as noites, precisando trocar de roupa várias vezes. Aquela sensação de “gola molhada” ou precisar dormir sem coberta mesmo estando frio, eu não me esqueço nunca!

Até minha parceira me perguntava se eu estava me sentindo bem, se estava com febre ou doente, realmente, os chamados calores noturnos são muito, mas muito, difíceis de lidar.

Suar Muito a Noite o que Pode Ser?

Quem sofre com calores noturnos, aliás, com muita frequência faz a seguinte pergunta: “suar muito a noite o que pode ser?”

A primeira coisa que vem à mente, principalmente das mulheres que estão perto da meia idade é a menopausa.

Nesse período da vida, em que a fase fértil está se despedindo e os hormônios simplesmente enlouquecem, sentir calores em praticamente qualquer horário do dia (ou da noite) é uma constante.

Aliás, os fogachos (como são conhecidos esses calores) surgem sem qualquer aviso prévio.

O primeiro sinal de que uma onda de calor está chegando é o rubor da pele. As maçãs do rosto ficam vermelhas como fogo, e em seguida, o suor escorre por todas as partes do corpo, passando em seguida.

suor noturno

O que Pode Causar o Suor Noturno?

Além da menopausa, a sudorese noturna, como são conhecidos os suores noturnos, pode ser causada por muitos fatores, mas nem todos são razões para pânico. Por exemplo, suar muito a noite pode ser provocada pelo aumento da temperatura corporal.

Isso acontece não porque você está doente. Em alguns casos, a temperatura do seu corpo sobe apenas porque você praticou exercícios ou tomou bebidas com cafeína poucas horas antes de ir dormir.

Em outras vezes, alguns medicamentos receitados para o combate de algumas doenças podem elevar a temperatura do corpo, nos fazendo suar muito à noite.

Conheça 8 Causa do Suor Noturno

Em alguns casos, é difícil fazer a distinção entre as sensações de calor (calor e vermelhidão do rosto ou do corpo) e a verdadeira causa dos suores noturnos.

Existem muitas causas para a transpiração noturna. Para descobrir a causa principal, seu médico deve fazer uma análise completa (para saber os detalhes do histórico médico e pessoal do paciente) e decidir quais testes ou outras investigações são necessárias para determinar a causa exata da transpiração noturna.

As Principais Causas do Suor Noturno:

1# Menopausa

As sensações de calor (fogachos), que podem ocorrer na menopausa se manifestam tanto de dia quanto de noite. A menopausa é uma causa muito frequente de suores noturnos entre as mulheres.

2# Hiperidrose

A hiperidrose idiopática é uma condição na qual o corpo produz uma grande quantidade de suor, sem ser identificada uma causa precisa.

→ Veja NESTE ARTIGO o que pode ser feito para amenizar a produção excessiva de suor naturalmente.

3# Infecções

A tuberculose é mais comumente associado com a transpiração à noite. Mas, infecções bacterianas, como a endocardite (inflamação das válvulas do coração), osteomielite (inflamação do osso) ou abscesso, pode causar o aparecimento do suor noturno.

Os suores noturnos também são um sintoma de infecção pelo HIV.

3# Câncer

O suores noturnos são um sintoma inicial de algumas formas de câncer. O tipo mais comum de câncer associado com a transpiração noturna é representado pelo linfoma.

Em qualquer caso, as pessoas que têm uma forma de câncer ainda não diagnosticada ainda mostra e outros sintomas associados, tais como perda inexplicável de peso e febre.

4# Medicamentos

O uso de drogas pode levar ao aparecimento de transpiração noturna.  Os medicamentos antidepressivo podem resultar em sua maioria, nos suores noturnos.

Cerca de 8% a 22% das pessoas que tomam este tipo de medicamentos tem episódios de suores noturnos. Outras drogas, para tratamentos psiquiátricos foram também associados com a transpiração excessiva noturna.

Medicamentos indicados para febre, tais como a aspirina e o paracetamol, pode levar a transpiração. No entanto, existem muitos outros medicamentos que estão associados aos fogachos.

Se tiver este sintoma, não hesite em consultar o seu médico e informa-lo sobre os medicamentos que você toma ou tomou.

6# Hipoglicemia

Baixo nível de açúcar no sangue pode levar a transpiração noturna. As pessoas que tomam insulina, por exemplo, podem ter hipoglicemia durante a noite, que é acompanhada por sudorese noturna.

7# Distúrbios Hormonais

O perspiratório ou ondas de calor (fogachos) são comuns em muitas doenças e condições hormonais, como, feocromocitoma, síndrome carcinoide ou hipertireoidismo.

8# Distúrbios Neurológicos

Distúrbios neurológicos, tais como dislexia autônoma (uma síndrome que ocorre em pacientes com lesões da medula espinhal), siringomielia pós-traumática (doença rara, caracterizada pela presença na medula espinhal de um fluido da cavidade patológica), acidente vascular cerebral, podem causar sudorese excessiva e pode levar a suores noturnos.

Como Amenizar os Fogachos?

Seja por causa da chegada da menopausa, da TPM ou pela prática de exercícios, suar muito à noite é um incômodo tremendo. O sono fica prejudicado, a pessoa não descansa e se sente extremamente constrangida em acordar completamente ensopada.

Se você sofre com esse problema, aposto que já procurou diversas maneiras de como amenizar os fogachos, não é mesmo? Para dar um jeito nesse problema, existem algumas dicas simples, que você pode colocar em prática agora mesmo.

1# Beba Água Gelada

Uma das maneiras de amenizar os fogachos é beber água com gelo. Além de ajudar a pessoa a se manter hidratada, a mistura ameniza os calores internos rapidamente, diminuindo o incômodo provocado pela sudorese noturna.

2# Evite Bebidas Estimulantes

Outra dica para diminuir os fogachos, é evitar as bebidas estimulantes, como o café, horas antes de ir dormir. Além de diminuir o sono, eles aumentam a temperatura do corpo naturalmente, facilitando a ocorrência dos episódios de sudorese noturna.

3# Não Faça Exercícios Físicos Antes de Dormir

Fazer exercícios físicos antes de ir dormir é outra prática que quem sofre com os suores noturnos precisa evitar rapidamente já que, como dissemos antes, se exercitar pouco tempo antes de ir descansar aquece demais o corpo, resultando nas ondas de calorão.

Existe Remédio Para Tratar os Calores Noturnos?

Se você já mudou vários hábitos em seu dia a dia e, mesmo assim, continua sofrendo com os fogachos na hora de ir dormir, deve estar se perguntando se existe algum remédio caseiro para suor noturno.

Nossa resposta para essa pergunta é: sim, existem diversas alternativas de tratamento natural para calores noturnos.

Um deles, por exemplo, é adicionar o óleo de linhaça em saladas ou outras receitas do seu dia a dia. A linhaça é excelente para acabar com o calorão noturno porque ela contém estrógeno, um hormônio feminino que vai diminuindo com o avançar da idade.

Outro aliado natural de quem quer dar um basta nos fogachos é o óleo de prímula. Além de regular a produção dos hormônios femininos, ele ajuda também a refrescar a pele. E para incluí-lo em sua rotina é muito fácil: basta adicionar algumas gotas em um copo de água morna e beber antes de ir dormir.

Tratamento Natural Para os Suores Noturnos

Conheça também o tratamento natural para os calores noturnos que, pelo menos para mim, resolveu 100% o problema dos suores noturnos.

→ Siga para este artigo e conheça um tratamento natural para os suores noturnos

Com esses truques, você verá como os calores noturnos deixarão de lhe incomodar, e você terá ótimas noites de sono.

Causas e Tratamento Natural Para Calores Noturnos (Suores Noturnos)
5 (100%) 7 votos