Confesso que não gosto muito deste tema “CIRURGIAS PARA HIPERIDROSE”, mas não posso negar que este assunto é importante para os leitores do blog.
Se você já fez a simpatectomia e continuou suando, existem algumas alternativas para a sudorese compensatória que vamos explorar ao final do artigo.
Cirurgia Para Hiperidrose
Hoje mesmo recebi dois emails de pessoas que sofrem do mesmo mal que nós, o excesso de suor, e perguntaram sobre as cirurgias para hiperidrose.
Vou procurar explicar o que encontrei em artigos e sites sobre as cirurgias, e também com as entrevistas que pude fazer com pessoas que fizeram algum tipo de cirurgia para hiperidrose.
Vamos abordar esse assunto e vou procurar lhe explicar em detalhes os tipos de tratamentos cirúrgicos para o suor excessivo.
Existe Algum Método Alternativo à Cirurgia?
Sim, existe! Se você quiser testar um método alternativo às cirurgias para hiperidrose, ou se já fez a cirurgia e está sofrendo com a hiperidrose compensatória, vale a pena testar o método que vou indicar abaixo:
Eu escrevi um artigo aqui no blog relatando minha experiência com o sistema e você pode acessar CLICANDO AQUI ←
As Cirurgias Para Suor Excessivo Funcionam?
Sim, a cirurgia para hiperidrose funciona, mas eu acho que o preço (não o valor monetário) é muito alto para pagar!
Primeiramente quero deixar claro que eu não sou a favor das Cirurgias para Hiperidrose, eu acredito que as cirurgias para acabar com o suor excessivo tratam os sintomas da Hiperidrose e não as causas da doença, eu não considero o tratamento cirúrgico uma cura real.
Entretanto, esta condição pode ser muito incômoda para as pessoas acometidas pela transpiração excessiva, causando grandes problemas psicológicos e até físicos como doenças de pele.
Por isso resolvi desenvolver este assunto com você explicando as vantagens, riscos, tempo de recuperação e efeitos colaterais de cada uma das opções cirúrgicas para controlar a Hiperidrose, confira…
Cirurgias Para Hiperidrose
Quando não há mais solução e já foi feito o tratamento clínico com remédios por exemplo, a cirurgia para hiperidrose é a única solução para acabar de vez com suor. A cirurgia não é tão simples, existem alguns riscos e o pós operatório normalmente é tranquilo. Vamos explorar agora o tratamento cirúrgico hiperidrose e as opções disponíveis.
Cirurgia de Hiperidrose pelo SUS
A cirurgia de hiperidrose pelo SUS pode ser feita sem qualquer custo, mas por levar muito tempo, a preferência é pelo hospital particular, já que os principais planos de saúde (Amil, Bradesco Saúde e Unimed) cobrem estes procedimentos cirúrgicos.
Tratamento Cirúrgico Hiperidrose
Se quer algo que funcione definitivamente, deve escolher o melhor tipo de cirurgia para hiperidrose, seja axilar, palmar, plantar ou facial. Existem três:
- Simpatectomia torácica ou lombar
- Lipoaspiração Axilar
- Cirurgia para hiperidrose a Laser
1 – Cirurgia Hiperidrose Simpatectomia Torácica
A simpatectomia torácica é a cirurgia mais popular para tratar a sudorese excessiva. Ela é capaz de eliminar o excesso de suor no rosto, cabeça, pescoço, mãos, axilas, nádegas, coxas, virilhas e pés.
Como é feita a simpatectomia torácica?
Essa cirurgia é realizada sob anestesia na área do tórax e promete acabar com suor na face, pescoço, couro cabeludo, mãos e axilas, costas, lombar e abdômen.
Cirurgia Simpatectomia Torácica Preço
É difícil dizer o preço da cirurgia, porque os médicos divulgam apenas nos consultórios. O valor fica entre 6 a 12 mil reais, varia entre região e médico.
Efeitos colaterais e riscos? Há muitos relatos de quem fez e sofreram com a Simpatectomia Torácica. Se o problema não lhe aflige tanto, recomendo que não faça. Não é uma cirurgia arriscada, mas seus efeitos colaterais são incômodos.
Podem ocorrer:
- Dor nas costas
- Dificuldade em respirar
- Hiperidrose compensatória (efeito rebote). Ocorre suor em outras áreas.
- Tosse
- Febre
Leia também: Desodorantes e Antitranspirantes Para Hiperidrose: Importados, Nacionais e Manipulados
Simpatectomia Pós Operatório
Basta seguir as recomendações médicas. Não há restrição de alimentos, medicar com os remédios prescritos pelo médico e não pode praticar atividades físicas por algumas semanas. Geralmente o paciente é impedido de trabalhar devido os efeitos colaterais, aumentando o tempo de recuperação.
Simpatectomia Lombar
Como é feita? Também sob anestesia, realizada na região do abdômen. O objetivo é acabar com a hiperidrose nas nádegas, virilhas, pés e coxas. O seu resultado é satisfatório.
Quanto custa? O preço médio é o mesmo informado a Simpatectomia Torácica.
Efeitos colaterais e riscos? A simpatectomia lombar é menos arriscada e possui menos efeitos colaterais. Dentre eles:
- Suor compensatório
- Vermelhidão
- Inchaço nos pés
Cirurgia com Simpaticoclipagem
Técnica que utiliza clip no nervo simpático. Feito de preferência na Simpactectomia Torácica. Por meio da clipagem do nervo, a cirurgia torna-se reversível caso o paciente fique insatisfeito. Então se quiser voltar atrás da cirurgia, basta retirar os clips.
2 – Cirurgia Hiperidrose Lipoaspiração
Sob anestesia, esse tipo de cirurgia é indicado para suor excessivo na região da axila. Como é feita? Removendo as glândulas sudoríparas (causadoras do suor) por meio da lipoaspiração.
Efeitos Colaterais e riscos? O procedimento é simples, com poucas complicações e risco quase zero.
Pós operatório? É normal sentir dores nas axilas. O paciente não pode levantar os braços por pelo menos 24 horas após a cirurgia.
Resultado? Nos primeiros dias nota-se melhora na diminuição do suor. Cerca de 60~70% dos pacientes ficaram satisfeitos após 1 ano da cirurgia.
3 – Cirurgia Hiperidrose a Laser
Não chega ser uma cirurgia para hiperidrose, mas por usar anestesia local, encaixamos entre os tratamentos para hiperidrose cirúrgicos. Ainda é um procedimento novo e pouco utilizado, mas os resultados são eficazes e permanentes.
Como é feito? Sob anestesia local, é feito um pequeno furo na região e uma cânula metálica é introduzida. O laser é emitido, destruindo as glândulas do suor.
Pós operatório? A recuperação é rápida, no mesmo dia o paciente vai para casa. O analgésico é receitado para aliviar os desconfortos na axila. Na primeira semana nota-se resultado.
Quanto custa? Os preços não são divulgados, mas é a alternativa mais barata. Certos casos são necessários outras sessões, deixando o tratamento mais caro.
Miradry
Esta cirurgia para hiperidrose promete ser a solução para as pessoa que transpiram demais na axilas, ainda é nova mas tem vários relatos de pessoas que se beneficiaram com ela.
O que é o MiraDry ®?
O MiraDry é um aparelho cirúrgico não invasivo que emite micro-ondas destinadas a neutralizar as glândulas sudoríparas responsáveis pela transpiração abundante. Produto de cinco anos de pesquisas americanas, o MiraDry atinge as camadas mais profundas da pele, sem danificar a superfície.
Ao mesmo tempo que queima as glândulas sudoríparas, o aparato preserva a quantidade externa da pele resfriada, o que diminui o inchaço e a rubor nas axilas. É possível compreender o processamento por intermédio do vídeo abaixo.
As Cirurgias Para Hiperidrose não são a minha opção escolhida, eu realmente não acredito que são uma “cura para a transpiração excessiva”, mas, o poder devastador desta doença é tão grande que enquanto não existir uma opção definitiva, este talvez seja o caminho.
Fiz Simpatectomia e Continuo Suando, Voltei a Suar
“Fiz simpatectomia e continuo suando, voltei a suar”
Já perdi as contas da quantidade de reclamações de pessoas que tiveram a tão temida sudorese compensatória após cirurgia, ou hiperidrose pós cirúrgica.
Eu não fiz a simpatectomia exatamente por isso, passei quase 2 anos considerando fazer a cirurgia e fiquei impressionado com a quantidade de pessoas que tiveram o “efeito rebote”.
Já falei sobre isso aqui, um amigo fez a simpatectomia e teve consequências quase irreversíveis, além da compensatória, ainda ficou com uma paralisia e demorou muito para se recuperar.
O que fazer se já fiz a simpatectomia torácica e voltei a suar?
- O melhor que você pode fazer é conversar com seu médico;
- Algumas mudanças nos hábitos alimentares podem também ajudar;
- Por último, o uso de remédios pode ser uma solução, ainda que tenham alguns efeitos colaterais.
Você pode também, experimentar as técnicas do guia Vencendo a Hiperidrose, onde serão abordados todos estes passos acima de forma organizada, é o que tenho seguido e está ajudando bastante.
Estamos juntos!
Gostou do artigo? Então compartilhe com seus amigos que querem conhecer as Cirurgias Para Hiperidrose! Isto pode ajudar.
Conteúdo desta Publicação
- Cirurgia Para Hiperidrose
- Existe Algum Método Alternativo à Cirurgia?
- As Cirurgias Para Suor Excessivo Funcionam?
- Cirurgias Para Hiperidrose
- 1 – Cirurgia Hiperidrose Simpatectomia Torácica
- 2 – Cirurgia Hiperidrose Lipoaspiração
- 3 – Cirurgia Hiperidrose a Laser
- Fiz Simpatectomia e Continuo Suando, Voltei a Suar