JPG institucional 3 728x90

O Que é Hiperidrose? Sintomas e Causas do Suor Excessivo

Se você é uma pessoa que sofre com o suor excessivo, sabia que esta condição pode ser uma doença chamada Hiperidrose. Neste artigo vou lhe explicar o que é Hiperidrose, quais os principais sintomas e possíveis causas da transpiração excessiva. Espero que ajude…

O Que é Hiperidrose?

Hiperidrose ou Hiper-hidrose é o nome dado a sudorese excessiva que acontece em nosso corpo. Uma pessoa que sua mais do que o normal mesmo em condições de baixa temperatura ou em situações de estresse é um possível portador desta doença que parece ser inofensiva mas pode gerar muitos problemas físicos ou emocionais.

Estima-se que 3% da população mundial seja acometida por esta doença, este número pode ser muito maior porque muitas pessoas não procuram ajuda.

Existem dois tipos de Hiperidrose:

  • Hiperidrose focal: Quando a sudorese excessiva é localizada. Por exemplo, a hiperidrose palmoplantar é a sudorese excessiva das palmas das mãos e das solas dos pés.
  • Hiperidrose generalizada: Transpiração excessiva que afeta todo o corpo principalmente a região da cabeça, pescoço e tronco.

Ainda não existe um consenso sobre o que realmente causa a sudorese excessiva.

Os sintomas podem aparecer devido a uma condição de saúde, ou não têm causa aparente:

Hiperidrose idiopática primária: “Idiopática” significa “de causa desconhecida”. Na maioria dos casos, a hiperidrose é localizada.

Hiperidrose secundária: A pessoa sua demais por causa de uma condição de saúde associada ao suor, como obesidade, gota, menopausa, tumor, intoxicação por mercúrio, diabetes ou hipertireoidismo (glândula tireoide hiperativa).

Os efeitos da Hiperidrose podem ser devastadores!

Para algumas pessoas acometidas por esta doença, os sintomas de hiperidrose são tão graves que se tornam embaraçosos, causando desconforto e ansiedade.

As escolhas de carreira do paciente, atividades de lazer, relacionamentos pessoais, auto-imagem e bem-estar emocional podem ser afetados.

Felizmente, existem várias opções que podem controlar e reduzir os sintomas de forma eficaz. O maior desafio no tratamento da hiperidrose é o número significativo de pessoas que não procuram aconselhamento médico, seja por constrangimento ou porque não sabem que existe tratamento efetivo para a doença.

Transpirar é normal

A transpiração é um processo natural do nosso corpo que serve para regular a temperatura interna e manter os órgãos em perfeito funcionamento. Mas quando a transpiração é excessiva a ponto de incomodar uma pessoa em situações aparentemente normais como apertar a mão de alguém ou escrever em uma folha de papel, isto pode gerar muitos problemas, inclusive alienação.

Alguns fatos sobre Hiperidrose:

  • A hiperidrose tende a começar durante a adolescência.

  • Estima-se que 2 a 3% das pessoas tenham hiperidrose mas apenas 40% buscam tratamentos.

  • Mais comumente são afetados os pés, mãos, rosto e axilas.

  • Há uma série de tratamentos e remédios que podem reduzir os sintomas da Hiperidrose.

 

O que é Hiperidrose Sintomas e Causas do Suor Excessivo

Quais os Sintomas da Hiperidrose?

A Hiperidrose pode ser definida como transpiração excessiva que impede ou atrapalha as atividades normais de uma pessoa.

Episódios de transpiração excessiva ocorrem pelo menos uma vez por semana sem um razão clara e têm um efeito sobre a vida social ou atividades diárias.

Os sinais e sintomas da hiperidrose podem incluir:

  • Palmas das mãos molhadas.
  • Palmilhas de calçados ou as solas dos pés molhadas.
  • Transpiração frequente sem motivo aparente, até mesmo em repouso.
  • Suor notável que é absorvido e aparente através das roupas.

Pessoas com hiperidrose podem passar por problemas como:

  • Irritantes e dolorosos problemas de pele, tais como infecções fúngicas ou bacterianas.
  • Preocupar-se com roupas manchadas e não usar roupas coloridas.
  • São relutantes em fazer contato físico, por exemplo, dar um abraço ou apertar a mão de alguém.
  • Estas pessoas são socialmente alienados e isolados, não gostam de estar em lugares cheios e quentes.
  • Podem surgir quadros de depressão por causa do suor excessivo.
  • Dispensam oportunidades de empregos onde há contato físico ou a interação humana.
    Gastam muito tempo do seu dia lidando com suor, como a mudança de roupas, enxugando o suor, colocando guardanapos ou almofadas sob os braços, banhos, vestindo roupas largas ou roupas escuras.
  • Preocupam-se mais do que outras pessoas com o problema do odor corporal.

Especialistas não estão certos por que, mas a transpiração excessiva durante o sono não é comum para pessoas com hiperidrose primária (o tipo não ligado a qualquer condição médica).

As Causas da Hiperidrose

As causas da hiperidrose primária não são bem compreendidas; Por outro lado, a hiperidrose secundária tem uma longa lista de causas conhecidas.

Causas de Hiperidrose primária:

A hiperidrose primária parece ter um componente genético, geralmente os pais ou avós de pacientes tem algum nível de hiperidrose.
As pessoas costumavam pensar que a hiperidrose primária estava ligada ao estado mental e emocional do paciente, que a condição era psicológica e só afetava indivíduos estressados, ansiosos ou nervosos.

No entanto, pesquisas recentes demonstraram que indivíduos com hiperidrose primária não são mais propensos a sentimentos de ansiedade, nervosismo ou estresse emocional do que o resto da população quando expostos aos mesmos gatilhos.

Na verdade, é o contrário – os sentimentos emocionais e mentais experimentados por muitos pacientes com hiperidrose são por causa da transpiração excessiva gerando um ciclo vicioso.

Estudos também mostraram que certos genes desempenham um papel na hiperidrose, fazendo com que pareça mais provável que ela possa ser herdada.

A maioria dos pacientes com hiperidrose primária tem um familiar com a a mesma condição.

Causas da Hiperidrose secundária:

A Hiperidrose secundária é uma condição adquirida, a pessoa passar a transpirar excessivamente depois de um evento ou um problema de saúde.

  • Obesidade
  • Lesão da medula espinhal
  • Abuso no consumo de álcool
  • Ansiedade e Estresse
  • Diabetes
  • Gota
  • Doenças cardíacas
  • Algum tipo de tumor

Os Tratamentos Para Hiperidrose

Nos próximos artigos vou abordar detalhadamente os tratamentos para hiperidrose, as vantagens e desvantagens de cada um. Abaixo uma breve lista dos possíveis tratamentos.

Principais Tratamentos Para Hiperidrose:

Veja alguns tipos de tratamentos que estão disponíveis e que podem ser prescritos por um dermatologista.

  • Uso de Antitranspirantes: A sudorese excessiva pode ser controlada com antitranspirantes especiais, estes são mais bem fortes que os convencionais.
  • Medicamentos para Hiperidrose: Os remédios para Hiperidrose são as drogas anticolinérgicas que ajudam a impedir a estimulação das glândulas sudoríparas, mas, embora eficazes para alguns pacientes, é pouco receitado. Os efeitos colaterais incluem boca seca, tonturas e problemas com a micção. Os beta-bloqueadores ou benzodiazepínicos pode ajudar a reduzir a transpiração relacionada ao estresse.
  • Tratamento com Iontoforese: Este procedimento usa eletricidade para “desligar” temporariamente a glândula do suor e é mais eficaz para a transpiração das mãos e dos pés. As mãos e os pés são colocados em água e, em seguida, liga-se uma leve corrente elétrica. Esta é gradualmente aumentada até que o paciente sente uma sensação de formigamento. A terapia dura entre 10 e 20 minutos, e requer várias sessões. Os efeitos colaterais, embora raro, incluem bolhas e rachaduras da pele.
  • Aplicação de Toxina botulínica: A toxina botulínica purificada pode ser injetada nas axilas, nas mãos ou nos pés para bloquear temporariamente os nervos que estimulam o suor.
  • Cirurgia: A Simpatectomia torácica endoscópica (STE) pode ser recomendada em casos mais graves, que é minimamente invasiva. Isso é indicado quando outros tratamentos falharam. Este procedimento desliga o sinal que diz ao corpo para suar excessivamente, normalmente realizado em pacientes cujas palmas das mãos suam excessivamente. Também pode ser usado para tratar a extrema transpiração do rosto. STE não funciona igualmente bem para quem tem sudorese excessiva nas axilas. A principal complicação é começar a suar em outras áreas do corpo, onde isso não ocorria anteriormente.

Leia também: Tudo Que Você Queria Saber Sobre Hiperidrose e Suor Excessivo e Não Tinha a Quem Perguntar!

Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia

Estamos juntos!

Gostou do artigo? Então compartilhe com seus amigos que sofrem com o excesso de suor e ainda não sabem O que é Hiperidrose! Isto pode ajudar.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.